Close
Close
Informações do Usuário

Você não está logado.

Discovery Channel
Os Caçadores de Mitos
Página Principal
A dinâmica do impensado
A alma da equipe
Adam Savage
Jamie Hyneman
M5 INDUSTRIES
Arco do triunfo
O mito do piloto sem cabeça
Os mitos urbanos
Especial Tubarões
Section 10
Section 11
Section 12
Section 13
Section 14
Section 15
Especial Tubarões

O filme “Tubarão”, dirigido por Steve Spielberg lançado em 1975, continua sendo até hoje um clássico do gênero, mas depois de provocar fobia marítima e várias gerações de crédulos, Jamie e Adam decidiram fazer um tributo ao filme. Fiéis ao seu estilo inquisitivo, eles resolveram desvendar os vários mitos existentes que rodeiam trama.

Por exemplo, um tubarão pode ter tanta força quanto o de Spielberg e ser capaz de arrastar um barco? Um soco no nariz de um tubarão pode fazer com que ele se afaste? E ainda, ele pode explodir se for colocado um tanque de oxigênio em sua boca e disparando uma bala certeira neste tanque?

A primeira coisa que Adam e Jamie quiseram provar foi se realmente um tubarão podia ter tanta força para manter durante várias horas três barris flutuantes, ou se era capaz de arrastar o barco, que no filme se chama Orca, com o motor ligado e acelerando na direção contrária.

Para provar se é possível, Adam decidiu ir buscar tubarões grandes como os vistos na tela nas Ilhas Faralon, a 43 km de San Francisco. Foi descoberto que esta classe de tubarões é uma espécie em extinção e que não vale a pena arriscar sua saúde somente para resolver uma dúvida, por mais “filosofal” que seja. Isso os levou a Flórida primeiro, e logo depois até as Bahamas em busca de uns tubarões menores, conhecidos como “reef sharks” (tubarões de recife).

Ajudados pelo pessoal do Centro Biológico Bikini eles avaliaram quantos quilos podem ser arrastados por um tubarão, para descubrir que a resposta é a que ambos já haviam pensado: o seu próprio peso.

O segundo mito do filme é aquele que afirma que ao se ver ameaçada por um tubarão a vítima deve dar um soco no nariz, olhos ou guelras do animal que ele irá recuar. Este mito exigiu vários preparativos e croquis que eles gostam de desenhar.

A verdade é que com medo de calcular mal o golpe e se machucarem, eles preferiram usar seu boneco favorito: Buster. Desta vez, o manequim recebeu roupa de mergulhador cheia de peixe cru para que os tubarões se aproximassem. Mas primeiro eles tiveram que desenhar um sistema com o qual, a partir do seu comando, Buster lançaria um soco no nariz do animal com seu braço de alumínio produzido para a ocasião.

Por “problemas técnicos” Buster voltou com uma mão a menos e obrigou Jamie a colocar a roupa de mergulhador e ir até os tubarões. O resultado: pode ser que estes golpes destraiam o tubarão, mas não há como afirmar que eles irão salvar a vida de uma pessoa.

Eles deixaram a carga explosiva para o final. Adam armou um protótipo de cabeça de tubarão, e colocou um tanque de oxigênio dentro. O autor do livro Jaws, a inspiração para o filme de Spielberg, Peter Benchely, fez o tubarão morrer com um tiro de harpão de Quint e dizem que ele nunca achou muito plausível a versão do tanque explosivo criado pelo diretor.

É para isso que servem os caçadores de mitos, não é mesmo? O que eles descobriram foi que os tanques de oxigênio que os mergulhadores usam são como bombas, cada cilindro tem ar suficiente para encher uma cabine telefônica e este ar está guardado a uma pressão enorme. Mas eles também descobriram que os tanques são muito seguros e que não vão explodir ao menos que alguém faça algo muito radical. Com a ajuda de Frank Dolie Jr., do FBI, Adam e Jamie fizeram o tanque voar pelos ares em uma base naval desativada. O veredito? É possível. E parece ser bastante divertido para comprovar.

Apache Tomcat/6.0.14 - Error report

HTTP Status 404 - /vote/vote_question.jsp


type Status report

message /vote/vote_question.jsp

description The requested resource (/vote/vote_question.jsp) is not available.


Apache Tomcat/6.0.14

[an error occurred while processing this directive] Apache Tomcat/6.0.14 - Error report

HTTP Status 404 - /vote/query_vote.jsp


type Status report

message /vote/query_vote.jsp

description The requested resource (/vote/query_vote.jsp) is not available.


Apache Tomcat/6.0.14

[an error occurred while processing this directive]