Informações do Usuário

Você não está logado.

Discovery Channel

HOME Vídeos Impressões digitais

Tão únicas como você, as impressões digitais são uma autêntica marca pessoal. Graças à tecnologia de reconhecimento eletrônico, as impressões digitais estão gradualmente se transformando em senhas de identificação de informações e serviços.

Apesar de muitos registros apresentarem impressões de todos os dedos (as certidões de nascimento de alguns países, por exemplo, incluem até as impressões dos pés), a forma mais convencional consiste em utilizar a impressão do dedo indicador como base para identificar alguém. Este costume surgiu porque, diferentemente dos polegares, os indicadores são menos propensos a sofrer ferimentos que deixem cicatrizes ou marcas "ilegíveis". Entretanto, as impressões de todos os dedos podem servir para identificar um indivíduo. Criminosos tentam passar despercebidos encobrindo suas impressões digitais, mas isso não é suficiente para apagar todas as evidências genéticas da cena de um crime. Daí nasceu a imagem dos ladrões com luvas, e a ideia de "apagar" as impressões do Agente J no filme "Homens de Preto".

No terreno místico, diferentemente da quiromancia (adivinhação por meio das linhas da mão), as impressões digitais não contam com um método de "adivinhação" concreto. No entanto, segundo uma lenda urbana, o grau de definição das linhas estaria relacionado diretamente ao juízo de uma pessoa. Acredita-se que os pacientes de instituições mentais perdem gradualmente as linhas da mão à medida que seu estado se deteriora, mas nada foi comprovado a respeito.

VEJA CONTEÚDOS RELACIONADOS

Este conteúdo requer Flash Player
Este contenido requiere Flash Player